LinuxRail - Post 6 - Caixa Mágica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

LinuxRail - Post 6 - Caixa Mágica

Mensagem  jamesmrtl em Dom Jul 27, 2008 5:29 pm

Aqui trago-vos uma "review" a uma distribuição de origem portuguesa. A distribuição de hoje dá pelo nome de Caixa Mágica.

Sempre fui um dos muitos utilizadores de GNU/Linux que não via com bons olhos esta distribuição... Talvez por ser portuguesa (não sei)...
Hoje decidi fazer o download da última versão disponível (a 12) e instalar numa máquina para ver realmente como é, e também, para retirar as minhas conclusões.

Vamos começar:

O Download:

Para adquirir a nossa distribuição tem várias maneiras de o fazer. Vá ao site oficial, faça o download. Grave em CD e comece o processo de instalação.

No meu caso, eu fiz o download da versão LiveCD de 32bits. Você pode optar pelo DVD ou LiveCD, bem como a versão de 32 ou 64bits.

A Instalação:

Se você optou por fazer o download do LiveCD, se quiser instalar no disco, seleccione o atalho que está no Ambiente de Trabalho com o nome "Instalar no Disco".

A instalação está ao cargo do xLicas, funcionando de modo muito simples, estilo Click'n'Run (clica e avança). Corre tudo de forma automatizada sem que o utilizador perca muito tempo a configurar. Na parte das partições, podemos dizer que queremos instalar no "maior espaço livre" do nosso disco, deste modo a instalação procura um espaço livre e coloca la as partições referentes ao Linux.

Passado esta parte, finalmente começamos a instalar o nosso Sistema Operativo.

Um pequeno detalhe: Por defeito, o utilizador chama-se "convidado" e não contem nenhuma password. Talvez para facilitar o uso em LiveCD e posterior instalação.

Primeiro Contacto:

Após a instalação do nosso sistema, ele aparece usando o KDE (para quem vem do Windows, faz lembrar a barra "Iniciar" do mesmo). Está arrumado por secções, com alguns softwares de produtividade, comunicações, etc. Tudo o que você precisa no momento, já vem incluído.

Instalação/Manutenção do Sistema:

É aqui que alguns utilizadores as vezes perdem a cabeça Razz. O Caixa Mágica trás consigo um "Painel de Controlo" que dá pelo nome de Centro de Controlo Caixa Mágica.

Aqui podemos controlar o nosso sistema operativo dos pés à cabeça. Antes de mais, convém adicionar um utilizador para usar no seu dia-a-dia. Para isso dirija-se a Sistema > Gerir utilizadores do sistema. Tem várias categorias, várias opções que você pode configurar.

Para instalar/remover software, nada mais simples que o gestor de pacotes Synaptic (existente nas distribuições baseadas em Debian).

Conclusão:

Fiquei bastante satisfeito com a simplicidade desta distribuição, pois pelos comentários que se fazem ouvir por essas Internet fora, da a sensação de ser uma péssima (vá, má Razz ) distribuição de linux... Daí se ouvir o termo Caixa Trágica Very Happy.
Se quiser uma distribuição feita por portugueses para portugueses, aposte nesta distribuição, pois não se irá arrepender.

jamesmrtl
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 80
SO preferido: : ArchLinux

Ver perfil do usuário

Re: LinuxRail - Post 6 - Caixa Mágica

Mensagem  Mocho em Dom Jul 27, 2008 5:40 pm

Não instala no meu pc, vá-se lá saber porquê. Neutral

ela instala, mas no ultimo pacote, bloqueia Very Happy LOL

não acontece nada, já tive meia hora com ele à espera, depois de instalar, e nicles.!

mas tem um grande potencial Smile

Preciso de voluntários para me acompanharem aos Headquarters da Caixa Mágica em Lisboa para fazer um artigo para a Penguin Community, lol!

alguem se oferece ? lol!

Mocho
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
SO preferido: : Linux Mint 5 - Gnome

Ver perfil do usuário http://www.yuritw.blogspot.com

Mensagem  jamesmrtl em Dom Jul 27, 2008 5:45 pm

Eu até ia, mas moro bue longe... quase junto a "fronteira" entre o alentejo e algarve, logo nao vai dar.

jamesmrtl
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem  Mocho em Dom Jul 27, 2008 6:43 pm

ganda fronteira xD

LOL Razz

k saudads k eu tenho da provincia Smile

Mocho
Admin
Admin

Mensagem  Snuffy em Dom Jul 27, 2008 9:01 pm

Eu sinceramente nunca gostei da Caixa Trágica, venha-se lá a saber porque..

BTW, eu sou capaz de tentar debian pela 1ª vez e fazer big report sobre ele Very Happy

Snuffy
Admin
Admin

Número de Mensagens : 87
SO preferido: : Debian & Companhia

Ver perfil do usuário

Mensagem  jamesmrtl em Dom Jul 27, 2008 10:21 pm

Debian tb cheguei a usar, mas nao escrevi nenhuma review quando a usei...

jamesmrtl
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Caixa Magica 12

Mensagem  Greenthumb em Ter Jul 29, 2008 5:40 pm

Boas

De momento é o que estou a utilizar e não me parece ser nada mau, simples e eficaz para os trabalhos do dia-a-dia, alem de se poder escolher se queremos entrar em ambiente gráfico KDE ou Gnome (que não só muito diferentes), com os programas bem arrumados e os necessários para uma boa utilização seja em trabalho ou lazer.
Não percebo a razão de não se gostar se nunca se experimentou, a mim parece-me que ainda existe muito famoso O QUE É DE FORA É QUE É BOM...
Mas muitas vezes não é bem assim.

E já que estamos a falar de distros nacionais, porque não falar em distros regionais??

Alguém conhece o Alinex??

Um SO criado debaixo do sol escaldante do grande Alentejo...

http://www.alinex.org/

Greenthumb
Já sei ligar o computador :D
Já sei ligar o computador :D

Número de Mensagens : 10
SO preferido: : Ubuntu

Ver perfil do usuário

Mensagem  Mocho em Ter Jul 29, 2008 7:36 pm

sim, conheço o Alinex, porque não fazes um artigo sobre o mesmo ?

eu já o experimentei, e nao gostei muito.. se queres que te diga..

realmente distros nacionais não ha grande coisa.. nao houve nenhuma que me marcasse realmente...

queres saber porque?
porque o nosso governo nao incentiva... se tu reparares o governo brasileiro incentiva o uso de Linux e Software Livre... e eles têm distros muito interessantes e faladas em todo o mundo Wink

'pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita'. e portanto, Portugal no que toca a esta matéria está muito aquem do que podia fazer.
tudo o que portugal faz nesta área é para calar a boca aos protestantes e para encher o olho aos apoiantes..

mas isto é só uma ideia...

mas eu acho que realmente o Linux Mint é uma distribuição MUITO boa Smile

Mocho
Admin
Admin

Mensagem  jamesmrtl em Ter Jul 29, 2008 7:48 pm

Eu como disse na review que fiz, disse que sempre desconfiei da distro, mas quando a instalei vi que não era má de todo... Bastante simples e directa.

jamesmrtl
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:01 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: