Vector Linux vs Xubuntu vs Puppy Linux vs DSL on the same toaster

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vector Linux vs Xubuntu vs Puppy Linux vs DSL on the same toaster

Mensagem  Mocho em Dom Jul 20, 2008 3:46 pm

Eu conheço este computador desde que me lembro...
Era dos meus tios e estava na casa dos meus avós... E quando eu era pequeno gostava dele. Lembro-me de ver o meu tio a jogar Age of Empires II e tal...
E eu fui crescendo, o meu tio comprou outro pc e eu fiquei com este antes que ele o mandasse para o lixo...

e cá está, um computador de 1997 com a seguinte configuração:

CPU: 233,87Mhz
RAM: 96Mb (32+32+32)
Disco rígido: 4,3Gb
Placa Gráfica: 60Mhz e 4Mb
Placa de rede
Placa de som
Gravador de DVD
Drive de Disquetes
Fonte de 320W
LEDs e botões

Disposição do disco:
hda:
hda1 - 400Mb -SWAP
hda2 - 3,9Gb -ext2

Ele tinha o windows 98 instalado, com o Norton Anti-vírus e mais uns programas que deixavam o PC realmente lento.

Agora tenho andado a experimentar várias Distros Linux.
Os resultados e opiniões são estes:

Damn Small Linux:

Uma distro de 50Mb, super leve e conhecida demonstrou ser uma boa candidata.

Como é um Live CD, eu experimentei para ver como é que ela se dava a correr por CD, e o resultado não foi mau. Instalei para o disco...

Após reiniciar comecei os meus 'testes' ao SO.

Rapidez (1-10): 9
- - super-rápido mas o tempo de iniciação do Firefox deixava um pouco a desejar.

Instalar/remover programas: Falhou
- - o repositório e a treta do 'MyDSL' para mim é uma fantochada, mesmo com o apt instalar o amsn foi impossível.

Updates: Falhou
- - não sei se era devido à falta de repositórios ou falta de actualizações, basicamente o que me aconteceu foi que as actualizações foram inexistentes.

Ouvir RFM online: Falhou
- - a placa de som não era suportada pelo sistema, alem disso procurei drivers e nada, não há solução viável, fácil e rápida.

Formatar disquetes: Passou
- - talvez o que me surpreendeu nesta distro é a facilidade como se formata uma disquete.

Window Manager testados:
JWM - rápido, robusto e 'com estilo'
Fluxbox - rápido e fácil de usar embora a sua aparência deixe muito a desejar.

Crítica:
-Uma distro extremamente rápida e comparável como Windows 95 em alguns aspectos, inicia rapidamente e tem uma estabilidade incrível, perde-se no facto da instalação de programas se torna difícil.. Mas o que fica mesmo mal é ser indicada para pcs antigos e não suportar a minha placa de som ISA... Rolling Eyes Rolling Eyes

Xubuntu

Uma distro baseada em Debian, mana do Ubuntu mas com Xfce como window manager.

Rapidez (1-10): 2
- - a coisa mais lenta que eu já vi em toda a minha vida, a instalação demorou 3 horas, a iniciação era looooonga... Até para aparecer o menu tinha de esperar. Estava horrível, tentei instalar o Fluxbox, mas sem sucesso porque com a lentidão do sistema eu desisti. Navegação entre paginas web era desesperante e para que o gestor de pacotes aparecesse era preciso um milagre.

~devido á falta de paciência pela minha parte os restantes testes não foram efectuados~

--» Distro não aconselhável para computadores com as características acima referidas «--

Vector Linux Light

Uma luz ao fundo do túnel; embora esta distro pareça abandonada devido à falta de conteúdo actualizado na sua Home Page, e devido a links quebrados na mesma; eu acredito que o Vector Linux, se for em trabalhado e apostarem nele, poderá trazer grandes frutos à comunidade.

Rapidez (1-10): 7
- - boa performance comparando a aparência com os recursos de sistema (ainda bem que coloquei um cooler na placa gráfica senão esta queimava Very Happy )

Instalar/remover programas: Passou
- - instalei o Firefox pelo gestor de pacotes, foi muito fácil e rápido, embora que depois de instalarmos algum programa temos de fazer (refresh menu)...

Updates: Passou
- - slapt-get instalado; é fácil e rápido fazer a actualização pela linha de comandos.

Ouvir RFM online: Passou
- - lindo, uma experiência óptima em computadores antigos, não só dava para ouvir como o som tinha uma excelente qualidade, sem erros nem grandes delays, era simplesmente perfeito, dava para fazer várias coisas ao mesmo tempo ao som da RFM, sem erros.

Formatar disquetes: Passou
- - a linha de comandos é nossa amiga.

Window manager testados:
JWM : impressionante como este window manager consegue lidar com tudo de uma forma simples e eficaz.
FluxBox : bonito, e eficaz, perde um pouco na performance mas ganha muito com a aparência.
LXDE : para mim é quase um clone do Fluxbox mas mais leve. é bastante bonito e rápido.

Crítica:
O melhor SO que esta máquina já teve, definitivamente muito bom, rápido e estável, tem tudo o que eu preciso. Perde um pouco na velocidade de arranque que é superior ao DSL, mas nada que se compare ao Xubuntu.

Puppy linux

Uma distro simples e rápida para computadores menos capazes.

Rapidez (1-10): 8
- - muito rápido, quer ao iniciar quer durante o uso. Perde performance quando se usa a Internet, talvez pelo conteúdo das páginas

Instalar/remover programas: Falhou
- - é impossível, pelo menos para mim foi, instalar ou remover alguma aplicação no Pupply Linux.

Updates: Falhou
- - eu começo a pensar que o Puppy Linux é extremamente fraco em gestor de pacotes...

Ouvir RFM online: Falhou
- - dá para ouvir, mas só com o rato quieto e sem mexer no PC, e mesmo assim bloqueia às vezes. Por isso levou-me dizer que falhou o teste, porque basicamente so se pode ouvir musica e não fazer mais nada. Como os updates são impossíveis... deixa muito a perder.

Formatar disquetes: Não testado
- - ~eu não testei, o que é que estás à espera de ler aqui?~

Window Managers ~não testados.

Crítica:
Uma coisa que eu notei e que não gostei é o facto do Puppy Linux iniciar sem sequer pedir password, ou seja, ele inicia e nem há menu de login nem nada ele arranca logo para o desktop. Realmente é uma distro que é bastante rápida e que permite o acesso à Internet, IM, música e aplicações de escritório. Mas é algo que realmente perde pelo gestor de pacotes, ouvi dizer que o Puppy Linux apenas é mantido pelo seu criador e poucos programadores e que estes não fazem updates regulares para o mesmo. Os repositórios nunca os vi na vida. Instalar um programa é um problema, a música online outro, o facto de não ter protecção de password outro.
Esta distribuição deve ser boa para painéis digitais de propaganda, onde se põe a correr um vídeo e deixa-se aquilo assim o dia todo...

Conclusão:
Realmente a maquina é muito antiga e os componentes já estão ultrapassados e deteriorados, mas enquanto funcionar eu vou usá-la. Talvez tente arranjar um processador melhor para aquele socket mas acho praticamente impossível. No entanto, tento ter a temperatura do hardware o mais baixa possível para poder obter o melhor desempenho, para isso tenho várias ventoinhas dispostas de forma estratégica.
Em termos de software, o Vector Linux Light foi o melhor testado até hoje.

»»»talvez este artigo seja actualizado após comentários da malta, portanto, fico à espera«««

Mocho
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
SO preferido: : Linux Mint 5 - Gnome

Ver perfil do usuário http://www.yuritw.blogspot.com

Re: Vector Linux vs Xubuntu vs Puppy Linux vs DSL on the same toaster

Mensagem  jamesmrtl em Sab Jul 26, 2008 2:39 pm

Uma cena, o Xubuntu é o Ubuntu utilizando XFCE... Tal como o Kubuntu, é o Ubuntu utilizando KDE.

jamesmrtl
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 80
SO preferido: : ArchLinux

Ver perfil do usuário

Mensagem  Mocho em Sab Jul 26, 2008 2:53 pm

olha, que não é so assim, os programas utilizados pelo Xubuntu não são os mesmo que o Ubuntu Wink

o GUI é a grande diferença, mas os programas também.. e há uma grande diferença na gestão dos processos.

Mocho
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
SO preferido: : Linux Mint 5 - Gnome

Ver perfil do usuário http://www.yuritw.blogspot.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:58 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: